Uma incubadora de empresas é um local criado especialmente para acolher ideias de negócio e empresas, oferecendo uma estrutura de espaços e de serviços configurados para estimular, agilizar e favorecer a criação e o desenvolvimento de empresas, produtos e serviços, em especial os inovadores e intensivos em conhecimento, promovendo ainda a interação com outros empreendedores.
A IERA é constituída por vários espaços de incubação (Polos IERA) localizados nos Municípios da Região de Aveiro. Os Polos IERA beneficiam de uma matriz comum de ações, espaços e serviços agregados num Programa de Incubação de ideias de negócio e de empresas, e de uma estratégia comum de aproveitamento do vasto leque de oportunidades que a Região oferece.
A IERA é constituída por vários espaços de incubação (Polos IERA) localizados nos Municípios da Região de Aveiro. Os Polos IERA beneficiam de uma matriz comum de ações, espaços e serviços agregados num Programa de Incubação de ideias de negócio e de empresas, e de uma estratégia comum de aproveitamento do vasto leque de oportunidades que a Região de Aveiro oferece.
Para além de todo o apoio que os Polos IERA proporcionam no início do projeto, fase mais difícil, os polos têm preços competitivos, dão suporte à gestão reduzindo as probabilidades de insucesso, e proporcionam a troca de experiência entre empreendedores. Para além dos espaços, equipamentos e serviços disponibilizados, a própria conceção do sistema de incubação propícia a troca de ideias e de recursos entre empreendedores, que aprendem a importância de realizar parcerias e cultivar relacionamentos interpessoais de forma efetiva. Ter um projeto incubado significa ter um negócio com maior potencial de sucesso.
O Programa de Incubação IERA consiste numa matriz comum de acções, espaços e equipamentos, serviços base e serviços de capacitação, comum a todos os Polos IERA, com o objetivo de apoiar a incubação de ideias de negócio e empresas. Está dividido em quatro fases, com a duração máxima de 150 semanas (3 anos), sendo a primeira de pré-incubação e as restantes de incubação.
Os Polos IERA beneficiam de uma matriz comum de espaços e equipamentos, serviços base e serviços de capacitação, agregados no Programa de Incubação IERA e que se encontram disponíveis com uma breve descrição aqui.
No entanto, uma vez que os Polos IERA são autónomos entre si, nem todos os polos disponibilizam a totalidade dos espaços, equipamentos e serviços que integram o Programa de Incubação IERA. Consulta aqui a página dedicada cada Polo IERA. Cada polo pode ainda providenciar outros espaços, equipamentos e/ou serviços pertinentes para o apoio à incubação. Informações adicionais sobre esta matéria, como por exemplo detalhes sobre as condições de acesso e utilização, devem ser solicitadas diretamente aos Polos IERA.
O público-alvo são os promotores de ideias de negócio e os sócios de empresas recentemente constituídas.
Os custos associados à incubação num Polo IERA podem variar de polo para polo. O preço praticado está indexado à área ocupada pela ideia de negócio/empresa, e aumenta de ano para ano. Esse valor inclui o acesso a um conjunto de espaços e equipamentos, serviços base, e serviços de capacitação e é, normalmente, inferior ao preço de mercado.
O Programa de Incubação IERA tem uma duração máxima de 150 semanas (3 anos), que inclui uma fase de pré-incubação. Em casos especiais, devidamente fundamentados, a entidade gestora do Polo IERA onde a ideia de negócio/empresa se encontra em incubação pode autorizar a incubação por um período superior.
O processo de candidatura inicia-se com o preenchimento do Formulário de Apresentação e envio do mesmo, através de e-mail, para o Polo IERA do seu interesse. Este dará lugar à marcação de uma reunião (Consultório de Empreendedorismo), com o objetivo de aferir a viabilidade da ideia de negócio/empresa e esclarecer eventuais dúvidas.
O empreendedor pode selecionar qualquer Polo IERA para incubar a sua ideia de negócio/empresa, no entanto, deverá consultar a informação disponibilizada na página de cada polo para identificar o que melhor se adequa às suas necessidades, e ter em atenção que alguns polos têm critérios próprios de admissão que deverão ser aferidos diretamente junto do polo de interesse.
Não. O processo de candidatura é completamente gratuito, desde a fase inicial de avaliação do Formulário de Apresentação até à realização do Consultório de Empreendedorismo e emissão do parecer.
O Formulário de Apresentação é analisado por um técnico da IERA, e por um responsável do polo selecionado pelo promotor, quanto à viabilidade da ideia de negócio/empresa, grau de inovação, e capacidade do polo em incubar o projeto. Após a avaliação será emitido um parecer conjunto, que poderá ser favorável, ou não, à incubação da ideia de negócio/empresa no polo pretendido.
Não.
Não, a não ser a obrigatoriedade de pelo menos um dos promotores ser maior de 18 anos.
Não. O empreendedor pode, a qualquer momento, proceder à apresentação da sua ideia de negócio/ empresa através do envio do Formulário de Apresentação para o Polo IERA selecionado.
Podem candidatar-se ideias de negócio/empresas que tenham como objetivo desenvolver e, ou, comercializar produtos e/ou prestar serviços, com caráter inovador. Poderão existir critérios específicos de cada um dos Polos IERA, que devem ser consultados diretamente junto do polo de interesse. Previamente à admissão da ideia de negócio/empresa é feita uma análise de enquadramento do projeto, no sentido de verificar o cumprimento desses critérios.
Não. Poderá candidatar-se ao Programa de Incubação IERA tendo uma ideia de negócio que pretenda desenvolver, sem ter ainda a empresa já criada. O Programa de Incubação IERA tem um especial enfoque no desenvolvimento de ideias de negócio, no entanto, também se podem candidatar empresas já constituídas.