O Heizer Award 2015 da Academy of Management, considerada uma das organizações mundiais mais importantes da área da gestão, foi entregue esta semana a Sérgio Costa, professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). O trabalho premiado foi a sua tese de doutoramento que incidiu sobre a evolução dos modelos de negócio em spin-offs universitárias, tendo em conta o caso da Universidade de Strathclyde, no Reino Unido.
O Heizer Award é considerado como um dos prémios mais importantes do mundo na investigação da inovação nos negócios e empreendedorismo. Neste estudo, o investigador português acompanhou oito spin-offs da Universidade de Strathclyde, realizando cerca de 98 entrevistas ao longo de 12 meses, para perceber os mecanismos de alteração do modelo de negócio destas empresas que começam nas universidades e depois ganham vida própria.
Segundo o investigador, a sua tese sugere “que empresas cujas equipas fundadoras detenham um elevado conhecimento de gestão e de mercado, e possuam elevada experiência em empreendedorismo apresentam, em geral, menos alterações ao modelo de negócio e uma performance superior”. “Empresas com elevada performance tendem a interagir mais cedo, mesmo antes da sua constituição, e mais intensivamente com vários stakeholders para iterar os seus modelos de negócio pretendidos. Estas empresas tendem também a estabelecer mais parcerias e com um espetro mais alargado de atores (privados e públicos), no sentido de acederem a mais recursos”, explicou o investigador ao Observador.
O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), onde Costa é investigador, está a desenvolver uma base de dados com a população de todas as spin-offs universitárias portuguesas. Esta iniciativa está a ser articulada com as bases de dados existentes em Itália, Noruega e Reino Unido. O académico diz que, apesar do seu estudo ter decorrido no Reino Unido, as suas conclusões “são independentes da ‘nacionalidade’ das spin-offs universitárias, uma vez que o estudo se centra em torno de variáveis ‘universais’, como o grau de envolvimento do empreendedor, nível de conhecimento do mercado, de gestão, de empreendedorismo, tipo de indústria”.