A atitude empreendedora não se resume apenas à propensão para a criação do próprio emprego mas também à capacidade e versatilidade perante as oportunidades e adversidades do posto de trabalho.
O desconhecimento ou a perceção desfavorável que algumas pessoas, nomeadamente as pessoas desempregadas, têm perante determinadas profissões condiciona a sua disponibilidade para as seguir.
Neste sentido procedeu-se à realização de um estudo ao tecido empresarial da Região de Aveiro com o objetivo de identificar os perfis profissionais que as empresas têm maior carência, incluindo a definição das necessidades de qualificação, bem como o número de desempregados existentes e a respetiva qualificação, na perspetiva de promover a convergência de necessidades.
Com o objetivo de divulgar os resultados do estudo, foram dinamizadas durante o mês de maio, 10 Sessões de Divulgação da Empregabilidade nos Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Esta iniciativa, dirigida ao público em geral e às pessoas em situação de desemprego em particular, pretendeu dar a conhecer os resultados do Diagnóstico de Caraterização da Empregabilidade na Região de Aveiro por Município, realizado pela AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, e promover a divulgação dos perfis profissionais com maior carência de trabalhadores ou baixo nível de empregabilidade.
As sessões incluíram testemunhos de reconversão profissional, bem como um momento de capacitação para as principais competências empreendedoras e a sua importância no mercado de trabalho.