A Associação Industrial de Aveiro (AIDA) tem como missão “representar, defender, promover, identificar e satisfazer as necessidades de representação pró-ativa de informação, de apoio e acompanhamento técnico – ao nível da criação, funcionamento e expansão – das Empresas Industriais do Distrito de Aveiro, tornando-as PME’s mais competitivas”. A sua área de atuação incide na região de Aveiro, é uma associação multissetorial, reconhecida como Entidade de Utilidade Pública, estando certificada pela DGERT em áreas estratégicas de formação e, desde agosto de 2007 certificada pela APCER, no referencial ISO 9001.
Desde o início da sua atividade, tem vindo a apoiar as empresas da região de Aveiro, através da oferta de um conjunto de ações, em domínios como: prospeção de mercados externos, apoio à participação em feiras, exposições, congressos/fóruns, informação e apoio às empresas, consultoria técnica (nas áreas de ambiente, qualidade, energia, licenciamento e sistemas de incentivo), apoio jurídico, formação profissional, missões empresariais, entre outras, que permitam reforçar o papel do associativismo empresarial a nível nacional e internacional.
A Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), criada a 16 de outubro de 2008, é constituída pelos Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos. Sucede à Associação de Municípios da Ria e à Grande Área Metropolitana de Aveiro, assumindo-se hoje como uma entidade relevante na Região pela importância dos objetivos que estabeleceu e está a executar, dos 192 projetos que gere, envolvendo 230 M€ de investimento.
Tem como Missão “ser uma organização intermunicipal de reconhecida qualidade na gestão pública, na coordenação de projetos e serviços partilhados e no exercício regional de competências descentralizadas, atuando em parcerias”. Partilha a Visão de “uma Região com identidade, dinâmica, coesa, sustentável e geradora de oportunidades.”
No seu conjunto, envolvendo a Ria de Aveiro, a Comunidade Intermunicipal abrange uma área de 1.690 km2, na qual residem 370 mil habitantes, representando 16% do total da população da Região Centro. No que diz respeito à atividade económica, o tecido produtivo da Região de Aveiro apresenta elevado grau de especialização na indústria transformadora, e a densidade de empresas (22,6 empresas/ Km2) é superior à registada para a Região Centro (8,6). A presença de empresas inovadoras, da Universidade de Aveiro, bem como o dinamismo das autarquias locais e do tecido associativo, tem contribuído para que a Região de Aveiro tenha vindo a desenvolver uma trajetória de evolução positiva a vários níveis, em benefício dos seus Cidadãos, tornando-se gradualmente um território mais competitivo e atrativo, quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista social.
A Universidade de Aveiro (UA) é uma fundação pública com regime de direito privado, criada em 1973, que tem como missão criar conhecimento, expandir o acesso ao saber em benefício das pessoas e da sociedade, através da investigação, do ensino e da cooperação; assumir um projeto de formação global do indivíduo; ser ator na construção de um espaço europeu de investigação e educação, e de um modelo de desenvolvimento regional assente na inovação e no conhecimento científico e tecnológico.
A UA é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projetos e programas e às quais presta importantes serviços, sendo por isso um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.